Sobre fotografar crianças

(Por Mary Camata Fotografia)

Sempre fugi de fotografar crianças e muitas pessoas me perguntavam o porquê de eu não querer fotografar criaturinhas tão fofas. Gente, não é que eu não gostasse de fotografar crianças, mas é que realmente eu sempre tive medo dessa área da fotografia, então, nada mais justo do que eu primeiro me aprimorar mais nesta área então fui estudar, ler, assistir ensaios com crianças até eu me sentir segura de começar a fotografar os pequenos.


Fotografar crianças é sempre um desafio divertido a cada novo ensaio, pois é impossível não se contagiar com a alegria dessas criaturinhas maravilhosas. São personalidades diferentes - umas são calminhas e adoram brincar de modelos, outras são tão ativas e passam o tempo todo pulando e correndo -  além de serem muito espontânea, quando não querem posar para as lentes, simplesmente começam a chorar desesperadas e nesta hora é preciso ter muito jogo de cintura e profissionalismo, além de truques mágicos que vamos tirando da “cartola” como se fossemos mágicos (risos).


Acho muito legal fotografar o jeitinho particular de cada criança. Se ela é muito ativa, deixar ela rir, brincar e fazer bagunça. Se ela é mais calma, podemos colocar mais coisas que chamem atenção dela no cenário a ser fotografado.

Se preocupar com o antes da sessão de fotos é primordial. Conversar com os pais sobre quais roupinhas e objetos estarão no cenário e levar sempre várias opções de roupas, pois com criança sempre é bom se prevenir, inclusive levando lencinhos umedecidos, álcool em gel e coisas para higiene, caso a criança ou você se suje durante a sessão de fotos.


Alimentação
Uma coisa que faz com que a criança chore é se ela sentir fome ou sede. Levar bolachinhas, pirulitos e balinhas ajudam a distrair a criança. Esse lanchinho pode servir também para você fazer a criança se “soltar” mais na hora das fotos, criando uma amizade com a criança. Ah, não esqueça jamais de levar água, pois elas sempre sentem sede com tantos doces na sessão.


Local do ensaio
Converse com os pais e proponha ensaios externos, de preferência algum lugar que chame a atenção da criança como parquinhos e praças, o que vai deixar as fotos mais coloridas e provavelmente vai distrair a criança. Uma dica valiosa é de não fotografar sem primeiro fazer amizade com a criança para que ela não sinta medo e nem fique assustada.



Conclusão

O bom das crianças é que elas são naturalmente espontâneas. Tudo que ela fizer é algo de vontade própria. Elas possuem um olhar muito expressivo, carregado de sentimentos. Deixe ela a vontade e registre os momentos espontâneamente.

A minha dica mais valiosa que posso dar é fazer tudo com muito amor. Quando se faz algo com amor, tudo se torna ainda mais lindo e prazeroso. A fotografia é muito mais que técnicas, regras e equipamento caro. A fotografia é um ato de amor, de dedicação. Um elo de confiança entre você e seu cliente. Fotografe seguindo o seu coração.




Você pode conferir outras fotos destes Ensaios Fotográficos na página Mary Camata Fotografia (https://www.facebook.com/MaryCamataFotografia). Dúvidas sobre orçamentos e mais informações sobre Ensaios Fotográficos podem ser enviados para o e-mail marycamata@hotmail.com.








Comentários

Matérias + visitadas