Sim! A Anitta me representa

*Por Mary Camata

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes da polêmica frase “A Anitta não me representa”. Pois é sobre isso que eu venho falar hoje. Muitas pessoas, principalmente mulheres, vieram a público nos últimos dias declararem que não se sentem representadas pela cantora Anitta, comparando situações polêmicas que já envolveram a cantora, além de fazerem sempre uma correlação de suas músicas com letras sensuais e as danças provocativas feitas por Anitta em seus shows. Agora, como mulher, eu venho te dizer totalmente o contrário. Anitta, você me representa e me representa muito e eu vou explicar o porquê a Anitta também deveria te representar.

Larissa Machado, conhecida por nós como Anitta, foi uma menina muito humilde que saiu da favela do Rio de Janeiro com muitos sonhos e muitas dúvidas, assim como nós mulheres que passamos a nossa adolescência com tantos sonhos impossíveis. Assim como nós mulheres, a Anitta enfrentou seus medos, as críticas de todos a sua volta e o machismo que impera no Brasil. Ela encarou todos os desafios que apareceram na sua frente mesmo com medo, o que milhares de mulheres enfrentam diariamente, Anitta não se intimidou quando te disseram que ela não passaria do seu primeiro sucesso. Ela acreditou nela com uma força incrível que muitas vezes nós mulheres não conseguimos.

Anitta levou sua visão de garota da favela que aprendeu a cantar na igreja para o Brasil e para o mundo. Foi determinada e nunca negou suas origens. Levou o funk carioca para o mundo todo conhecer. Não tem vergonha de beber, de dançar, de rebolar até o chão, de fazer tatuagem onde ela quiser. É dona do seu próprio corpo, das suas próprias atitudes. Anitta não tem vergonha de ficar com o cara que ela quiser ou com a menina que ela escolher. Ela simplesmente vive. Ela é livre. Ela faz o que sente vontade. Ao contrário de muitas mulheres que não se enxergam nessa liberdade da Anitta pelo simples falo de não terem coragem de fazer o que der na telha.

Com menos de 30 anos, a cantora e empresária Anitta acumula milhões na sua conta bancária. Já teve série contando sua vida, já participou de novela, de filme, fala várias línguas. É a primeira mulher latina-americana a ocupar o 1º lugar no ranking global da plataforma musical Spotify, a primeira artista solo brasileira a se apresentar no palco principal do Coachella, é a mulher artista musical com o maior número de seguidores no Instagram no Brasil, com mais de 62 milhões de seguidores, é a terceira brasileira mais seguida do Instagram., ficando atrás apenas dos jogadores Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Anitta, com sua obstinação, foco e coragem, conseguiu chegar aonde poucos artistas brasileiros conseguiram chegar lá fora, principalmente sendo mulher. Anitta traçou estratégias e parcerias, abraçou ritmos que ela acreditava que poderia entrar de cabeça e criou dezenas de novas parcerias e músicas dentro de vários ritmos. Destaque para o grande sucesso da música Boys Dont Cry que a Anitta lançou dentro de um ritmo totalmente diferente a qual não estava acostumada, na pegada do pop-punk que bateu recordes de audiência nos EUA. A canção que pegou todo mundo de surpresa devido ao toque mais pesado com presença de guitarras – deixou incrédulo os conservadores que acreditavam que Anitta era só uma bunda rebolando e fez até a cantora Miley Cyrus se apaixonar e cantar com ela em pleno palco do Lollapalooza.

Em um pequeno resumo de tantas conquistas que a Anitta teve como mulher brasileira que saiu da favela de Honório Gurgel para o mundo, muitas mulheres ainda não conseguem se sentirem representadas por ela. Pois bem. Eu queria muito dizer pra Anitta que eu tenho um orgulho enorme de ser representada por ela. Que orgulho de ver uma mulher brasileira chegando tão longe e fazendo tudo que ela faz. Ai Anitta, queremos ver você chegar ainda muito mais longe levando o nome do Brasil. Esse seu orgulho em ser brasileira que levanta nossa bandeira, esse amor tão lindo que você tem pela sua família que me representa, o seu carinho pelos animais, as suas surtadas como uma mulher livre, independente e solteira que você faz e eu também faço, a sua coragem de lutar todos os dias contra o machismo que nós enfrentamos diariamente no trabalho e na vida todo dia. Não é à toa que Anitta ganhou agora sua estátua no museu mais relevante do mundo, o Madame Tussauds, sendo a primeira cantora brasileira e ter sua estátua e sim, eu me sinto muito representada por você, Anitta. Obrigada por mostrar que nós mulheres podemos ser quem a gente quiser, sem medo dos julgamentos e das críticas alheias de quem não conhece nossa luta, pois quando acreditamos nos nossos sonhos ninguém pode nos parar.

*Mary Camata é empresária, jornalista, blogueira, influenciadora e criadora de conteúdo em Rondônia.

 

 

 

Comentários