Você sabe a diferença entre drogaria e farmácia de manipulação?

Muita gente ainda tem dúvida sobre a diferença entre uma farmácia tradicional, drogaria e uma farmácia de manipulação e foi aí que tivemos a ideia de tirar as dúvidas dos nossos leitores. A farmácia e a drogaria, você já deve ter notado as diferenças. 

Essas diferenças são apontadas por lei, estando presentes na lei 5.991/73, e residem basicamente na presença da manipulação de algumas fórmulas. Drogaria é um estabelecimento que trabalha com a dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em embalagens onde a manipulação ou fracionamento de medicamentos não é permitido. Já a farmácia é um estabelecimento onde é permitida a manipulação de fórmulas magistrais e oficinais. Nela, ocorre o atendimento privativo e também a dispensação e o comércio que existe na drogaria. A farmácia tradicional precisa então de um laboratório, adequado para preparar as fórmulas receitadas pelos profissionais de saúde prescritores, como os médicos, dentistas e veterinários.

Existe ainda as “drugstore”, onde o foco está na conveniência. Desenvolvido originalmente na América do Norte, no Brasil as drugstores estão mais presentes em grandes centros urbanos. Assim como as drogarias, não possuem manipulação e comercializam os medicamentos em suas embalagens originais, porém oferecem uma diversidade enorme de produtos não medicamentosos, passando pelos artigos de higiene e beleza, assim como alimentos, bebidas, brinquedos e até mesmo itens de pet shop.

Já a farmácia de manipulação, também chamada de farmácia magistral, é todo estabelecimento farmacêutico que também pode manipular fórmulas magistrais e oficinais, desde que cumpra uma série de exigências, ou seja, manipular medicamentos sob receituário médico. As farmácias de manipulação são autorizadas, no Brasil, a produzir e dispensar duas classes de preparações: fórmulas magistrais ou oficinais, preparadas sob responsabilidade de um farmacêutico e seguindo padrões rigorosos de boas práticas de fabricação. As fórmulas magistrais se diferenciam das oficinais pois são personalizadas, atendendo prescrições específicas com foco na necessidade de cada paciente. Esses medicamentos podem ser solicitados por um paciente com receita prescrita por profissionais habilitados como médicos, dentistas, nutricionistas e outros, ou então indicados pelo próprio farmacêutico no caso de fórmulas oficinais isentas de prescrição.

Em Ji-Paraná a Farmartesanal já vem inovando o mercado das farmácias de manipulação há 25 anos, cuidado da saúde e da beleza dos seus clientes. A empresa foi fundada em 1997, e está inserida no mercado trazendo produtos que curam e aliviam as dores da humanidade. Buscando uma atuação ainda maior, a Farmartesanal cresce cada dia mais no ramo farmacêutico, apresentando inovação e produtos que têm como missão levar um estilo de vida mais saudável para os seus clientes.

Investindo em ciência e tecnologia, a Farmartesanal tem o objetivo de proporcionar impacto positivo na saúde e na beleza, promovendo um tratamento direcionado para cada um. A empresa, localizada em Ji-Paraná com filial em Ouro Preto, apresenta um retorno muito positivo de seus clientes, atendendo todas as necessidades de cada indivíduo. A Manipulação de seus produtos possuem adequação de doses para pacientes de todas as necessidades, como idosos, crianças, obesos, diabéticos e possuem produção de medicamento na quantidade necessária para cada tratamento.

Fundada pela farmacêutica Vibia Mariano, a Farmartesanal apresenta uma personalidade forte no mercado rondoniense. Compondo a gestão administrativa e técnica, as farmacêuticas Ana Flávia de Castro e Márcia Regina Mariano, fazem parte do time de colaboradores e gestão da empresa, se lançando no mercado e apresentando uma voz feminina forte e competente. "Há 25 anos cuidamos da saúde e beleza das pessoas de Ji-Paraná, Rondônia e do Brasil." Afirmou  Vibia Mariano, fundadora da empresa. Se você deseja fazer seus manipulados com segurança ou saber mais informações, entre em contato com a Farmartesanal pelo whatapp (69) 98442-4999.

Comentários

Matérias + visitadas