Publicidade

Como tirar seu passaporte

Quem tem vontade de tirar seu passaporte provavelmente surge um monte de dúvidas na cabeça, não é? Gente, por mais difícil que possa parecer tirar o seu passaporte, pode ter certeza que vai ser um dos serviços mais completos – e sem dor de cabeça - que você vai conseguir realizar em termos de documentação. Tirar o seu passaporte é o primeiro passo para que a sua viagem internacional aconteça, seja para os Estados Unidos, Europa, Ásia ou qualquer outro país fora do Brasil. Obter o documento é muito simples e, para tirar todas as suas dúvidas, eu fiz um passo a passo sobre como foi a solicitação do meu e como tudo aconteceu.

Primeiramente você precisa saber que o passaporte é emitido juntamente com a Policia Federal, então você terá que comparecer no posto da Polícia duas vezes: Uma quando for à solicitação para tirar sua foto e suas digitais e a outra somente para buscar seu passaporte já pronto. Aconselho que, antes do agendamento, você tenha todos os documentos em mãos para não perder tempo.

Atenção para todos os documentos que você vai precisar: Ser brasileiro, ter votado na última eleição - certifique-se de que sua situação eleitoral se encontra regular e de que não há pendências na justiça eleitoral - se for homem, estar quite com o serviço militar obrigatório, reunir seus documentos ORIGINAIS como Identidade, CPF, CNH. No meu caso eu levei todos os meus documentos para não ter nenhum problema. Ah, caso a expedição do passaporte seja para um menor, existe uma lista específica de documentos que você pode conferir no site (http://www.pf.gov.br).

Primeiro passo
Preencha a solicitação no site da Polícia Federal. O formulário é simples e rápido de ser preenchido com dados pessoais, documentos e dados complementares. Após ter preenchido e confirmado os dados será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento. Após esse procedimento, você paga a taxa de emissão que, quando eu fiz, estava em torno de R$ 300. Somente após o pagamento você poderá fazer o agendamento do seu atendimento pelo site da Polícia Federal. Geralmente o sistema libera o seu acesso já no dia seguinte ao pagamento.

Agendamento
Depois de pagar a GRU, então acesse novamente o site da PF dessa vez no link Agendamento de Atendimento. Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa você pode agendar todos de uma só vez. O sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles e você poderá escolher o seu agendamento.

Na data agendada, compareça ao posto da PF com toda a documentação original e o comprovante de pagamento da GRU. Uma dica minha é que você não se atrase. O atendimento é agendado por pessoa e não demora, inclusive essa parte me surpreendeu muito pelo excelente atendimento e pela rapidez dos atendentes da Polícia Federal. Não é necessário levar foto pois ela será tirada no momento do atendimento. Feito isso, é só aguardar ficar pronto. O prazo geralmente é de uma semana até 10 dias e eles enviarão um e-mail pra você informando quando seu passaporte estiver disponível.


Retire seu passaporte

Todo o meu processo de agendamento até o dia da chegada do meu passaporte demorou em média uns 40 dias. Seu passaporte ficou pronto? Compareça então ao posto, nos horários corretos, com um documento de identidade original e faça a retirada! A validade do passaporte é de dez anos e todas essas ações podem ser feitas e consultadas através do site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br) clicando no link passaporte. Agora é só agendar o seu próximo destino e boa viagem!

Comentários

Matérias + visitadas