BELEZA| Conheça os benefícios da argila verde

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios das argilas para cuidar do rosto, cabelos e corpo. Entre os diversos tipos disponíveis no mercado, a argila verde é uma das preferidas principalmente por controlar o excesso de oleosidade da pele, além de ser uma alternativa barata e eficaz para cuidar da beleza sem sair de casa.

A argila verde é proveniente da degradação e decomposição de rochas magmáticas de origem vulcânica. "Dentre todos os tipos, é a que possui a maior diversidade de elementos, como magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, entre outros", afirmou Camila Saab, médica pós-graduada em dermatologia da Clínica Mais Excelência Médica (SP). Sua coloração é esverdeada graças ao óxido de ferro, outra substância em que a argila verde é enriquecida.

Para que serve a argila verde?
A argila verde pode ser usada no dia a dia de diversas formas - mas é nas máscaras para o rosto que aparecem com mais frequência, ajudando a controlar a oleosidade da pele ao mesmo tempo em que a desintoxica. Além disso, o mineral pode ser aplicado em máscaras para o couro cabeludo com o mesmo objetivo; nas olheiras e na celulite, a fim de atenuá-las, e até mesmo nas unhas e cutículas - a função da argila verde, neste caso, é protegê-las e acalmar a pele da região.

Onde comprar argila verde?
A argila verde em pó pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias de manipulação. Uma versão de qualidade deve ter grande concentração de elementos minerais na composição. Logo, quanto mais encorpado o pó, melhor a qualidade da argila. Também é importante buscar fórmulas naturais e puras, livres de parabenos, corantes, fragrâncias ou conservantes. Já a argila verde cosmética (máscaras à base de argila verde), pronta para aplicar, está disponível nas perfumarias.

Não há contra-indicações absolutas ao uso da argila verde, exceto pessoas alérgicas ou com a pele muito sensível e reativa. O uso da substância também não é recomendado para quem tem a pele seca, já que seu efeito secativo pode piorar o grau de desidratação da cútis. Com informações do site Minha Vida.

Comentários

Matérias + visitadas