Vamos falar de Sororidade?

O ano de 2019 mal começou e uma palavra já está entre as mais faladas do ano. SORORIDADE. Mas não se preocupe. Se você faz parte das pessoas que ainda não pesquisaram essa palavra, eu vim explicar pra você, seja homem ou mulher que esteja lendo esse artigo, o real significado.

A palavra sororidade é derivada do latim soror, irmã, e significa irmandade. Provavelmente você já tenha ouvido a palavra fraternidade, uma vez que essa palavra tem a ver com “irmão”. A sororidade colocada em prática significa ter empatia com outras mulheres, se colocar no lugar da outra antes de julgá-la, não enxergar uma mulher como rival e prestar apoio em qualquer situação, estendendo uma mão amiga, baseando-se na união de mulheres.

O conceito ainda é pouco visado na sociedade, mas está cada vez mais em alta entre as mulheres. Esqueça a ideia de que mulheres sempre são rivais e que disputam a qualquer custo a atenção dos homens, o cargo na empresa, a coroa de miss. Sororidade é mostrar que não somos concorrentes e nem inimigas, somos irmãs e precisamos nos respeitar. Quantas vezes acabamos julgando outra mulher pelo seu jeito de vestir, falar ou se relacionar? Quando uma mulher faz algo errado no trânsito, por exemplo, quantas pessoas você já ouviu falando “só podia ser mulher dirigindo”. Só as mulheres erram, então?

Pois bem. Antes de repetir esses julgamentos, vamos lembrar desta sororidade. Outro motivo para você acreditar e apostar na sororidade é o fato de que quando você atinge uma mulher também atinge a si mesma. A gente “desempodera” muito a mulher que está a nossa volta – e precisamos aprender que, assim, estamos nos “desempoderando” também.

Empatia
Não adianta nada ser solidária com a sua amiga que está passando por um momento difícil se você se cala diante de uma conhecida que acabou de descobrir que está grávida do namorado ou a julga por uma atitude que você acha errada. Todas nós erramos e é normal você não simpatizar com alguém, mas isso nunca deve falar mais alto do que a solidariedade, o respeito e a empatia que deve existir entre nós mulheres. Nós não estamos aqui pra derrubar umas as outras, e sim, para nos apoiar. Você pode praticar a sororidade com pequenas atitudes no seu dia a dia e inspirar muitas mulheres a sua volta a fazerem o mesmo. Podemos tentar e descobrir que juntas somos mais fortes. Lembre-se que, cada vez que uma mulher da um passo, todas nós avançamos.

Comentários

  1. Nossa adorei!!! Está faltando muito empatia e sororidade!!! A gente essa responsabilidade social de falar sempre sobre isso!! Ameiii

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Matérias + visitadas