TECNOLOGIA: Você já caiu no Shadowban?

Foto: Techfunnel
O nome é estranho, mas provavelmente você que usa o instagram todos os dias tem medo de que isso aconteça com você. Por acaso você já sentiu o número de seguidores do seu perfil parar de crescer ou o engajamento das suas publicações diminuiu ou suas fotos não aparecem quando pesquisadas pelas hashtags usadas? Isso é o que chamamos de shadowban do Instagram e esse nomezinho feio pode ser o responsável por reduzir o alcance do seu perfil no Instagram.

O termo é bastante comentado pelos especialistas em marketing digital, mas muitos profissionais ainda não sabem o que isso significa. O termo shadowban existe desde 2006, mas, apenas recentemente, se disseminou pelo público digital. Por definição, um shadowban é o ato de bloquear um usuário de uma rede social de forma que ele não perceba que foi banido.

Mas, antes de tudo, lembre-se que o Instagram vem implementando um novo algoritmo desde 2016 e, como consequência, muitas contas sentiram uma diminuição extrema no envolvimento de suas publicações. Mas, o fato de seu engajamento não está tão bom quanto antes, não significa necessariamente que você foi atingido pelo temido shadowban do Instagram.

Vamos simplificar um pouco mais pra você entender. Um shadowban é quando suas hashtags se tornam “impossíveis de serem vistas” na aba de descoberta. Ou seja, você pode usar suas hashtags normalmente, contudo, suas publicações só aparecerão nos feeds dos seus seguidores atuais. Com isso, suas imagens não poderão ser vistas nos feeds de hashtag de todos aqueles que NÃO o seguem, reduzindo o alcance do seu perfil e tornando, assim, muito mais difícil alcançar uma audiência que ainda não é a sua.

Como descobrir?

Agora, quer saber como descobrir se o seu perfil foi atingido? Calma que eu tenho uma dica maravilhosa pra você. Existe um site maravilhoso chamado Triberr (https://triberr.com) que analisa os seus últimos 10 posts no Instagram e todas as tags que você usou se elas estão banidas ou não. É só você entrar no site e digitar o endereço do seu Instagram.

FICA A DICA - A hashtag #sextou, usada por brasileiros para comemorar a chegada da sexta-feira e do fim de semana, foi banida pelo Instagram. A decisão foi tomada pois estrangeiros estavam publicando fotos e vídeos pornográficos com essa hashtag, mas outro significado. Ela foi reinterpretada pelos gringos como “Sex to u” (algo como “Sexo para você”). Por isso, #sextou foi bloqueda e já não é possível encontrar conteúdo marcado com ela. Outras tags como #ilovemyinstagram, #instabody, #instagram, #iphone, #iphone4s, #iphoneography, #thesexpistols, #photography, #popular, #popularpage também foram banidas, então, se você usava alguma delas, já pode descartar do seu dia a dia. Espero que vocês tenham gostado da dica de hoje. Até mais!


Comentários

Matérias + visitadas